Observação: Numa análise posterior e, considerando ser ideal a cooperação no desenvolvimento do projeto de pesquisa, alguns cursistas resolveram optar por outros temas.
- Educação de Jovens e Adultos (alterado para: Amigos da EJA) - Izabel e Ana Paula Amaral
- Israel na Atualidade (alterado para: Israel, o Povo de Deus) - Edson e Geovani
- Moda Atual (excluído pelo interessado)
- Animais das Cavernas (alterado para: Variedades de Cavernas) - Maria de Fátima M. Beckhauser e Maristela
- Guaiamun1 - Claudio
- Guaiamun2 - Odair
- A Educação na Noruega - Ana Paula Borba, Aurélia Regina e Wilson
- Música Popular Brasileira 2010 - Ilson
- Música Popular Brasileira - Sônia e Cida
- Metodologia de Projetos (alterado para: Os Mistérios das Células Tronco) - Maria de Fátima do Nascimento e Moacir
- Os Problemas das Mulheres na Menopausa (excluído pelo interessado)
- Regime dos Pontos (excluído pelo interessado)
- Artes e EJA - Ivonete e Maria Eli
- Deficiências Mentais Múltiplas (excluído pelo interessado)
- Cuidados com o Meio Ambiente em Joinville (alterado para: Unidades de Conservação de Joinville - SC) - Dolores e Marisa
- Escola Rural - Laura e Jean
- Profissões do Futuro - Maria Angélica e Leonir
- Descobertas da Sexualidade - Marina
- As Maravilhas do Egito Antigo - Marilena e Mônica
3º PASSO - Criação Básica de Blog para registro do Projeto de Pesquisa dos alunos do curso (links para acesso, no menu lateral) e publicização das suas descobertas.
Observação: A cada dia, os alunos irão aprender a incluir novas configurações no seu blog, num processo contínuo de melhoria e ampliação das possibilidades da ferramenta.
5º PASSO - Postagem das Certezas Provisórias e Dúvidas Temporárias nos blogs dos projetos de pesquisa. Aprendizado de como postar um comentário no blog.
6º PASSO - Neste momento do planejamento do Projeto de Pesquisa, os alunos irão registrar as estratégias que utilizarão para localizar as informações que irão auxiliar no esclarecimento das dúvidas e confirmação das certezas.
7º PASSO - Chegou o momento da definição dos papéis. Os alunos deverão escolher de que ponto de vista eles querem investigar o tema escolhido. De preferência encontrar papéis que se relacionem com a temática. Exemplo: Para investigar o problema do rio que corta uma determinada cidade, os alunos poderão assumir o papel de um químico.
8º PASSO - Os alunos irão iniciar as pesquisas, contando com o apoio e intervenção dos professores. Assim, que encontrarem as respostas às suas dúvidas e confirmação para suas certezas, eles irão registrar no blog da pesquisa, sob as mais diversas formas: textos, imagens, vídeo, slides, dentre outros.